No momento, você está visualizando Estatística: O uso da Bicicleta no Brasil

Estatística: O uso da Bicicleta no Brasil

Há muitas décadas, a bicicleta tem sido utilizada no Brasil como instrumento de lazer e, sobretudo, como meio de transporte, tanto em áreas rurais como em núcleos urbanos.

Nas cidades pequenas, onde não existe serviço de transporte coletivo ou problemas de tráfego, a bicicleta é, na grande maioria dos casos, o meio de transporte predominante.

Nas cidades de porte médio, ela é um dos principais meios de transporte de trabalhadores da indústria e de estudantes, apesar de ausência de estímulos e dos conflitos que já começam a existir com o tráfego motorizado.

Mesmo nas grandes cidades, onde os altos volumes de tráfego motorizado e as longas distâncias constituem um obstáculo para a prática do ciclismo, o uso da bicicleta ainda é bastante significativo, especialmente na periferia.

Em grandes cidades, bicicletários (locais para o estacionamento seguro de bicicletas) vêm sendo implantados nas estações de trens e metrôs, promovendo a integração da bicicleta com os transportes de massa.

Apesar da falta de estímulo e de tratamentos que permitam uma circulação segura, milhões de brasileiros usam habitualmente a bicicleta, graças às suas qualidades: ela é econômica, saudável e útil. Esse uso, tradicional em tantas das nossas cidades, vem merecendo, das autoridades do Governo, uma preocupação especial a fim de melhorar as condições de utilização da bicicleta e, também, de aumentar o número de usuários.

A valorização da bicicleta, além de ser uma necessidade econômica, é uma conquista social a ser obtida com esforços conjugados do Governo, em todos os seus níveis, e da população.

O uso mais intenso da bicicleta pode trazer benefícios que vão desde o abrandamento das constantes pressões sobre os serviços de transporte coletivo até as melhorias na capacidade física e mental dos ciclistas.

Isto justifica uma maior atenção das autoridades governamentais e dos empregadores no sentido de criar condições e de promover programas que possibilitem o aumento da utilização da bicicleta como meio de transporte, principalmente pelas classes menos favorecidas da população brasileira.

Deixe um comentário